No último ano, as startups brasileiras somaram mais de R$ 46 bilhões em captação. Porém, com as consequências da pandemia ainda sobre os negócios, o conflito no leste europeu e outros fatores na economia global, o mercado de venture capital não está em sua melhor fase.
Em um momento de contenção de recursos, existem empresas que fornecem soluções que buscam otimizar processos nas startups, além de garantir uma economia operacional para os seus negócios, fundamental para uma fase de incertezas.
Soluções de pagamento
O aumento das taxas de juros e o alto custo do crédito podem gerar mais cautela nos investimentos por Venture Capital no segundo semestre, segundo especialistas da Tribal, empresa que oferece soluções de crédito e pagamento para empresas B2B.
Nesse contexto, a utilização de ferramentas digitais de gestão financeira podem ser uma excelente alternativa para as startups. “Com o uso de plataformas digitais corporativas, oferecemos uma perspectiva clara e em tempo real dos gastos da empresa, bem como soluções de crédito, financiamento e cashback que permitem maximizar recursos e obter retornos mais vantajosos dos mesmos investimentos no curto e longo prazo, ideal para o momento atual”, explica Ricardo Pedraza, Head of Business Development para Tribal na Latin America.
Serviços de cibersegurança
Os serviços de cibersegurança ainda estão distantes das startups. Isso porque, o mercado tradicional de proteção cibernética é inacessível para as pequenas empresas. Segundo Josemando Sobral, CEO e fundador da Unxpose, startup de cibersegurança, os principais alvos são as startups e as PMEs, pois a maior parte delas acredita que, por não serem conhecidas, estão imunes a ataques, quando na verdade é o contrário: atacantes usam uma estratégia de rede de arrastão, em que tentam explorar a mesma vulnerabilidade em milhares de empresas, independentemente do tamanho.
“O mercado de cibersegurança é tradicionalmente considerado caro e muito voltado para as grandes companhias, porém, um ataque a uma pequena e média empresa pode ser mortal para sua operação”, comenta Josemando. O ideal é buscar no mercado soluções que sejam mais acessíveis para o caixa da startup, consultorias e cursos que permitam o conhecimento para a proteção da empresa.
Gestão Empresarial
Para Reginaldo Stocco, CEO da vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve plataformas de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, o mercado de tecnologia tem auxiliado a sanar, principalmente, as dores das pequenas e médias empresas que ainda possuem dificuldades para realizar uma gestão financeira de forma mais completa e com melhor custo e beneficio que ao mesmo tempo o ajude a ter mais tempos para realizar outras atividades e conseguirem alavancar seu negócio de forma que consiga crescer mais sustentável.
“As soluções digitais disponíveis vão ao encontro da necessidade do mercado em otimizar e automatizar cada vez mais suas atividades e processos da rotina empreendedora. Temos visto que a automação de serviços para gestão é um caminho sem volta e traz diversos benefícios para quem precisa ter uma visão macro e integrada de todas as suas áreas, como a financeira. É necessário um acompanhamento diário de dados, juntamente com informações de vendas e estoque, clientes, emissão de notas fiscais, entre outros serviços, que facilitam o dia a dia e permitindo ganhar mais tempo para outras áreas da companhia”, pontua o empreendedor.
Seleção de profissionais e automação do Onboarding
Construir uma boa equipe de pessoas qualificadas pode fazer uma startup se desenvolver e alcançar recursos cada vez melhores. Pensando nisso, é fundamental encontrar empresas do setor de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia que ofereçam plataformas para buscar e atrair profissionais eficientes. Há diversas soluções no mercado de plataformas que utilizam inteligência artificial para otimizar o tempo e concentrar seus esforços em outras tarefas.
Depois da contratação, vem o onboarding e a digitalização dessa etapa e a automação completa de processos com dispositivos para prevenção à fraudes são ótimos recursos para startups. É importante buscar recursos com custos mais acessíveis e que não abram mão da privacidade e segurança da empresa e dos novos colaboradores quando o assunto é troca de dados e assinatura de documentos.
“Atuamos para reduzir significativamente o custo operacional dessas etapas para as empresas, sem abrir mão da privacidade e, sobretudo, da segurança”, afirma Roberto Rigotto, fundador da Simply, que atende mais de 50 clientes, entre eles, bancos digitais e fintechs.
Processos de marketing automatizados
Em um mercado cada vez mais competitivo, as startups precisam oferecer mais do que um bom produto ou serviço. É fundamental entender quais são as melhores formas de se comunicar com os clientes. Uma pesquisa realizada pela Meta mostra que cerca de 80% dos consumidores preferem conversar com uma empresa por meio de canais de mensagem.
Com isso, é importante que as startups busquem soluções que automatizem essa interação com seus clientes, sejam em canais de mensagens ou em campanhas de marketing personalizadas. Há diversas soluções que entendem os dados gerados no ecossistema digital do público-alvo e constrói processos der marketing exclusivos.
“O Mobile Service Cloud, também conhecido como serviço móvel na nuvem, auxilia no atendimento completo ao cliente. A interação pode ser feita por meio de canais de mensagens de preferência. Já as startups que querem criar campanhas de marketing personalizadas, eu indico o Mobile Marketing Cloud, que ajuda a entender os dados gerados no ecossistema digital do público-alvo com intuito de fazer campanhas personalizadas”, diz Ronald Bragarbyk, country manager da CM.com.
Backoffice corporativo
No início, as startups e PMEs podem buscar por recursos que evitem erros comuns aos empreendedores iniciantes. Há soluções no mercado que constroem um relacionamento sólido com o empreendedor e que o acompanham durante o crescimento de sua empresa. Também é possível buscar serviços de contabilidade digital especializados em startups e soluções voltadas para o financeiro da empresa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em: Startupi